Em São Paulo, evento sobre química apresenta “DNA quase secreto”

Palestra gratuita no dia 21 de setembro vai falar sobre o DNA mitocondrial

 19/09/2019 - Publicado há 5 anos
+ Mais

“Química é vida”: um encontro com a ciência no centro da cidade

Você sabe o que é o DNA mitocondrial? Presente no interior das mitocôndrias – organelas celulares de formato parecido com um feijão -, esta informação genética está ligada a muitas doenças humanas.

Em setembro, a série de palestras Química é Vida vai falar justamente sobre o desconhecido DNA mitocondrial. Quem apresenta o tema é a professora Nadja Pinto, do Instituto de Química (IQ) da USP.

O genoma mitocondrial é, em mamíferos como nós, herdado apenas da mãe; além disso, é muito menor que o genoma nuclear, mas apesar disso, mutações no DNA mitocondrial causam muitas doenças humanas severas e estão associadas com doenças de grande importância de saúde pública, como câncer, diabete e neurodegenerações.

A palestra vai discutir qual a função deste DNA e como o acúmulo de mutações pode impactar na nossa saúde. O evento será no dia 21 de setembro (sábado), às 10h30, na Biblioteca Mário de Andrade. A entrada é gratuita e não requer inscrição.

Química é Vida é um projeto de divulgação científica do IQ que busca abordar conhecimentos e maneiras de aplicar a química ao cotidiano. As palestras ocorrem todo terceiro sábado do mês e são apresentadas por professores e pesquisadores da USP.

Evento | Química é Vida: o DNA (quase) secreto e a sua saúde
Data | 21 de setembro (sábado)
Horário | 10h30
Valor | Gratuito
Local | Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP

Mais informações, na página do evento no Facebook.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.