Jornalistas discutem a relação entre liberdade de imprensa e democracia

Evento no campus Cidade Universitária, em São Paulo, será no dia 19 de setembro; entrada é gratuita e requer inscrição

16/09/2019 - Publicado há 5 anos
Conceito está ligado a princípios da democracia – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Liberdade de imprensa é poder ter acesso à informação de qualidade, a notícias e fatos sem intervenções que impeçam essa comunicação. Nos países democráticos, há instituições para defender esse princípio. No caso do Brasil, uma dessas entidades é Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que, entre outras ações, possui espaço destinado em seu site para denúncias sobre violações à liberdade sofridas por profissionais da área.

Para falar sobre as relações e importância desses conceitos fundamentais e os desafios do jornalismo brasileiro, será realizado o seminário Liberdade de Imprensa e Democracia, no dia 19 de setembro, às 9h30.

O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em parceria com a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. A entrada é aberta e gratuita, mas requer inscrição prévia. Para assistir à transmissão ao vivo, não é preciso se inscrever.

+ Mais

lins

Liberdade de imprensa estará em debate no Instituto de Estudos Avançados

Entre os convidados, todos jornalistas, há os que atuam profissionalmente em veículos da imprensa e os que hoje são professores e pesquisadores do tema, mas que também têm uma longa trajetória profissional na área. Eles vão compor duas mesas de discussão. A primeira abordará a importância da imprensa livre como alicerce da democracia, enquanto a segunda tratará dos desafios presentes e futuros da área.

Há democracia sem imprensa livre? é a primeira mesa e terá João Gabriel de Lima, editor executivo do jornal O Estado de S. Paulo, Marina Amaral, cofundadora e diretora da Agência Pública, e Carlos Eduardo Lins da Silva, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Insper.

Já a segunda mesa, Os desafios do presente e do futuro, terá nomes como Vinicius Mota, secretário de redação do jornal Folha de S. Paulo, Pedro Varoni, editor do Observatório da Imprensa, e Eugênio Bucci, professor da ECA. As duas mesas serão mediadas por Luiz Roberto Serrano, da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. A abertura ficará por conta do diretor do IEA, o professor Paulo Saldiva.

Para participar, é preciso se inscrever por meio do formulário on-line. O evento também será transmitido ao vivo pela internet

Evento | Liberdade de Imprensa e Democracia
Data | 19 de setembro (quinta-feira)
Horário | 9h30 às 12h45