Liberdade de imprensa estará em debate no Instituto de Estudos Avançados

Para Lins da Silva, o encontro acontece num momento em que a liberdade de imprensa está sob risco

16/09/2019 - Publicado há 5 anos

Na segunda-feira passada (9), ocorreu um ato em defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia no salão nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Na opinião do professor Carlos Eduardo Lins da Silva, episódios como esse demonstram que a sociedade civil está se mostrando mais disposta a lutar por algumas liberdades essenciais, entre elas, a da imprensa. O salão nobre da Faculdade de Direito estava tomado por representantes de diversas tendências políticas e ideológicas.

Um outro evento semelhante vai acontecer nesta quinta-feira (19), no Instituto de Estudos Avançados da USP, aqui na Cidade Universitária. Para  o colunista, ambos os eventos mostram que a universidade e os universitários (estudantes e professores) estão aparentemente dispostos a se engajar mais nesse combate pelas liberdades de expressão e de imprensa. O fato de o evento desta quinta ter um caráter mais acadêmico não tira sua importância, uma vez que estará em discussão a possibilidade ou não da existência da democracia sem uma imprensa livre. Para Lins da Silva, é impossível haver democracia sem liberdade de imprensa plena e sem jornalismo independente, “porque é o jornalismo independente que garante um espaço no qual ideias diversas e mesmo antagônicas possam ser expostas com toda a franqueza ao público, para que a sociedade julgue qual é o melhor caminho que deve traçar”.

O evento assume uma importância ainda maior num momento em que a liberdade de imprensa está sob risco, como não esteve desde o fim da ditadura militar. Outras informações sobre esse encontro podem ser obtidas no site jornal.usp.br. Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.

Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.