“Feira USP e as Profissões” chega ao fim neste sábado

Para aqueles que querem ingressar na USP é a oportunidade de vivenciar a Universidade

23/08/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

A 13ª edição da Feira USP e as Profissões chega ao fim neste sábado (24). O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com a proposta de apresentar os 182 cursos de graduação da USP para estudantes de ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. Aberta oficialmente no dia 22, a Feira de Profissões acontece no Parque de Ciência e Tecnologia – o Parque CienTec.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, comenta que o evento contabilizou 64 mil inscrições de forma antecipada. “A expectativa, considerando a experiência das outras edições, é que, até sábado, passem pelo Parque CienTec, aproximadamente, 80 mil estudantes de ensino médio e de cursos preparatórios”, prevê a pró-reitora.

Professores e alunos da Universidade atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos visitantes sobre carreiras e profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, grade de disciplinas, conteúdos programáticos e especializações. Segundo Maria Aparecida, é a “oportunidade (para aqueles que querem ingressar na USP) de vivenciar um pouco do que eles vão poder estar usufruindo”.

Outro aspecto da Feira USP e as Profissões é aproximar a Universidade da comunidade externa. A pró-reitora ressalta: “No momento atual, em que as universidades públicas estão sendo fortemente atacadas, é muito importante a USP, que é financiada com o dinheiro do povo paulista, mostrar para a sociedade o quão grande ela é”. Finalmente, a inclusão social é outra pauta cara à Universidade, também trabalhada na Feira de Profissões, onde os visitantes são informados sobre as bolsas e auxílios oferecidos. Maria Aparecida lembra que, hoje, “40% dos estudantes da USP são oriundos de escola pública, isso demonstra a preocupação que os gestores têm com a inclusão”.