Idealizadora do Universidade Aberta à Terceira Idade discute desafios dos idosos

15/02/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 27/04/2016 as 18:10
Eclea Bosi – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A repórter Miriam Ramos, da Rádio USP, conversou com Ecléa Bosi, professora emérita do Instituto de Psicologia (IP) da USP e idealizadora do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), criado há 23 anos. Mantido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, o principal objetivo do projeto é trazer a troca de experiência entre o jovem e o idoso com a formação e aprimoramento constante para a terceira idade por meio da aquisição de novos conhecimentos.

Catálogo de cursos do Universidade Aberta à Terceira Idade – Foto: Reprodução

Na entrevista, a docente fala sobre a pluralidade do perfil de idosos que recorrem às aulas, destacando, sobretudo, a oportunidade que muitos têm de estudar pela primeira vez. “O que eu acho mais importante nesse projeto é a convivência do jovem com esse idoso que às vezes é um trabalhador manual, pedreiro ou doméstica, pessoas com quem ele têm convivido, mas que têm servido a ele. De repente, eles estão juntos procurando conhecimento, fazendo trabalhos, seminários e trocando ideias, tudo isso é muito valioso”, afirma.

Ao ser questionada sobre a inclusão social dos idosos atualmente, a professora declara que, apesar de muitos procurarem estar sempre atualizados diante dos acontecimentos ao seu redor, o estigma perante o envelhecimento situa-se como um grande empecilho para a sociabilização das pessoas mais velhas.

O Universidade Aberta à Terceira Idade está presente em todos os campi da USP e, para participar, basta ter mais de 60 anos de idade.

Ouça a entrevista na íntegra:

play-soundA professora emérita do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Ecléa Bosi, fala sobre a pluralidade do perfil de idosos que recorrem às aulas do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), criado há 23 anos.

logo_radiousp_tempo_real

.

Mais informações: (11) 3091-9183, email usp3idad@usp.br, site http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/usp3idade/