Projeto Nascente USP busca talentos culturais na universidade

Concurso abrange produções de artes cênicas, visuais, design, audiovisual, música popular e erudita, além de literatura

 20/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 23/09/2019 as 13:05

O concurso artístico Nascente USP, que já revelou nomes como o escritor José Roberto Torero, o ator Luís Miranda, o cineasta Paulo Sacramento e a fotógrafa e artista visual Flávia Junqueira, apresenta gratuitamente em setembro e outubro os finalistas da edição de 2019 em dois emblemáticos espaços culturais da USP. Os trabalhos serão exibidos no Centro Universitário Maria Antônia, no Teatro da USP e no recém reformado anfiteatro Camargo Guarnieri. O Jornal da USP no Ar conversa com a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária da USP, sobre o concurso.

“O projeto Nascente já está em sua 27ª edição”, comenta a professora Margarida, e avança: “É um projeto muito bem sucedido que, na verdade, é um grande concurso para descobrimos talentos na universidade”. O projeto conta com trabalhos produzidos por alunos da USP em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Audiovisual, Música Popular, Música Erudita e Texto. “Isso representa para os estudantes uma oportunidade rara, daqui surge futuros grandes artistas”, destaca Margarida.

A pró-reitora adjunta reforça que o concurso é aberto para todos os estudantes da Universidade, com 694 inscritos, o Nascente USP 2019 bateu o recorde dos últimos dois anos. O projeto tem o intuito de “fomentar a força da criatividade que todos possuem”, relata a pró-Reitora. Margarida esclarece, também, que a expressão artística é a síntese da formação dos estudantes da USP, pois ela reúne ensino, pesquisa e extensão.

Dividido em diferentes mostras, os finalistas serão apresentados a partir de 24 de setembro na Mostra de Teatro, que vem seguida pela Mostra Visualidade Nascente, que inicia no dia 27 com uma vernissage, mesma data em que o local também recebe o Sarau Literário. Os finalistas de música se apresentam ao público no novo palco do anfiteatro Camargo Guarnieri nas Mostras de Música Popular e Erudita, que acontecem dia 16 de outubro.

Cabe reforçar que todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público, independente de vínculo com a USP. Para maiores informações acesso o site Nascente USP 2019.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.