Ignorância permite implementação de políticas públicas nocivas

Entender ignorância como fenômeno social possibilita traçar estratégias contra desinformação, diz sociólogo

 29/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 30/07/2019 as 9:09
Por
Logo da Rádio USP

O que é a ignorância, como estudá-la e como lidar com ela são as questões centrais a serem discutidas no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP por meio do ciclo de sete seminários O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar? O psicólogo comportamental, professor e escritor Stuart Vyse, especialista em superstição e comportamento irracional, será o conferencista do seminário de abertura do ciclo. Seu tema será Por Que as Pessoas Acreditam no Que Acreditam. O evento é promovido em conjunto com o Instituto Questão de Ciência (IQC).

Pós-doutorando no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o pesquisador Lenin Bicudo Bárbara ministrará o segundo seminário: Ignorância e Sociedade: Reflexões Filosóficas e Sociológicas sobre a Ignorância. “Minha pesquisa, no mestrado, parte da perspectiva filosófica da ignorância. Se trata de entender a ignorância como processo, em sua totalidade, e sem preconceitos. E depois no doutorado, levei essa experiência para a forma de pesquisa da teoria social”, esclarece ao Jornal da USP no Ar.

“Na medida em que se entende a ignorância como fenômeno social, é possível compreender a reação da própria sociedade. Assim, se identifica as estratégias de manejo da ignorância. Além disso, se indica como desinformação gera desinformação, em um ciclo vicioso”, argumenta Bárbara.

Nesse sentido, o pesquisador lembra do seminário O que são fake news? A palestra será ministrada por Gilmar Lopes, analista de sistemas e criador do site e-farsas. “O objetivo é pegar esse tema da teoria da ignorância, que tem certa tradição na academia, e relacioná-lo com o momento atual. Trazer novas perspectivas às pesquisas, e, deste modo, ter uma maior clareza da conjuntura, com o intuito de oferecer soluções à sociedade”, aponta o sociólogo.

A urgência do tema é grande. Há grupos que negam a eficiência das vacinas. Outros, retomam o obscurantismo da terra plana. Resta a negação ao próprio método científico. Por isso, o ciclo contará com diversas especialidades do pensamento. O professor Marco Antonio Correa Varella, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, discorrerá sobre a Teoria da Evolução, outro alvo frequente dos ataques conspiratórios.

E esses desdobramentos têm efeitos colaterais, pois englobam a opinião pública. Desta maneira, tem potencial político, como visto em diversos processos eleitorais, à exemplo dos pleitos enviesados por fake news, no Brasil, Estados Unidos, Hungria, entre outros países. “Para além, permite a implementação de políticas públicas baseadas em dados cientificamente incorretos. As consequências disso vêm no longo prazo”, declara Bárbara.

Serão dois seminários por mês, de agosto a novembro. O evento é aberto ao público. Para se inscrever ou ter mais informações clique neste link. As palestras do IEA são transmitidas ao vivo neste site.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.