Brasil caminha para trás na área ambiental

A opinião é do professor Paulo Saldiva ao falar sobre a liberação de mais de 200 agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura

 01/07/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Mais uma vez o Brasil se destaca de forma negativa – na semana passada, virou notícia no mundo por causa da liberação de mais de 200 agrotóxicos. O Ministério da Agricultura justificou a medida, alegando que, durante o processo de produção do alimento, tais compostos não chegam à mesa do consumidor. Talvez até seja verdade, “mas, sem dúvida, o local onde esses produtos são cultivados e produzidos vai sofrer contaminação”. E esse é um problema sério. Estudos mostram que os níveis de pesticida a atingir os rios estão acima do desejável”.

O professor Paulo Saldiva diz ainda que, além dos aspectos ambientais, o abuso de agrotóxicos também não é bom do lado econômico da questão. Ou seja, “a área ambiental do Brasil caminha para trás”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra do comentário.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.