Medo da inflação dificulta retomada pós-pandemia

Aumento da taxa de juros é a solução apresentada por governantes para conter o ímpeto inflacionário, diz Schwartz

 Publicado: 27/09/2021
Por

O cenário mundial parece que virou de “ponta-cabeça” após um primeiro semestre cheio de resultados positivos, como a recuperação econômica, vacinação em massa nos países desenvolvidos, controle sobre a pandemia, redução do alarme nas áreas produtivas e uma perspectiva de retomada do financiamento ao crescimento de longo prazo. Agora, o cenário é outro, por causa do medo da inflação, que dizem estar voltando, como explica o professor Gilson Schwartz.   

Ele cita que, nos Estados Unidos, assim como no Brasil, a alternativa apresentada para lidar com a volta do “fantasma” da inflação é aumentar a taxa de juros.  


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.