Titane entoa o sertão de Elomar no Teatro da USP

Em curta temporada, “Titane Canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro” acontece de quinta a domingo

28/05/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Ouça no link acima entrevista da cantora Titane concedida à radialista Miriam Ramos e apresentada no dia 28 de maio no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz).

A cantora Titane empresta sua voz aos personagens do sertão nordestino criados pelo compositor baiano Elomar – Foto: Luiza Palhares

Primeiro álbum da música brasileira dedicado inteiramente à obra de Elomar por uma voz feminina, Titane Canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro será apresentado em show homônimo, de 30 de maio a 2 de junho, de quinta a sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas, no Teatro da USP (Tusp). Em formato acústico, a cantora mineira Titane interpreta as obras do compositor baiano Elomar, acompanhada pelos músicos Hudson Lacerda (violão), Aloizio Horta (contrabaixo) e André Siqueira (viola de 14 cordas e bouzouki, instrumento de cordas da família do alaúde), com participação especial, na abertura, de Toninho Ferragutti (acordeon).

Capa do CD Titane Canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro – Foto: Reprodução

O show passeia pelo universo do compositor, violonista e cantor Elomar Figueira Mello, hoje com 81 anos, uma referência na música brasileira. Sua obra traz uma linguagem dialetal “sertaneza” (título atribuído por ele), que revela em seus poemas cavaleiros, nobres intrépidos, donzelas, princesas, menestréis, castelos, corcéis e valores como honra, coragem e amor. Elomar resgata a música medieval e ibérica para narrar esse imenso universo, utilizando formas clássicas da cultura erudita, como romance, autos e antífonas, recriado pelo imaginário sertanejo nordestino e embalado por seu violão – tocado de forma autêntica ao alterar, muitas vezes, a afinação do instrumento. Assim, a cultura oral e popular se impõe para contar as histórias do sertão.

Esse encontro entre erudito e popular também acontece no show, em que as músicas de Elomar ganham a voz feminina de Titane, integrante da geração que renovou a MPB a partir dos anos 80. O CD Titane Canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro, lançado em 2018 com direção musical de Kristoff Silva, é o sexto álbum da cantora, que já tem mais de 30 anos de carreira. No disco, ela dá um novo colorido às harmonias, interpretando as personagens do compositor, “homens e mulheres inquietos e fortes, que se aventuram mundo desconhecido afora”, como descreve o material de divulgação.

No programa estão as dez músicas presentes no CD, como a canção-título Na Estrada das Areias de OuroO Violeiro, Chula no Terreiro, Corban e Cantiga do Estradar, além de outras duas do repertório de Elomar, Campo Branco e Arrumação. A cantora ainda lê trechos da obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, que retratam a força feminina através da história de amor entre Crisóstomo e Marcela. O texto foi escolhido e traduzido pelo diretor e dramaturgo João das Neves.

A cantora Titane durante show: artista tem mais de 30 anos de carreira – Foto: Reprodução/Facebook

O show Titane Canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro será realizado de 30 de maio a 2 de junho, de quinta a sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas, no Teatro da USP (Tusp), localizado no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo). Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone (11) 3123-5222 ou no site do Tusp.