Benefício da trombectomia mecânica no tratamento do AVC é comprovado

Os resultados definitivos do estudo, para possibilitar a incorporação ao Sistema Único de Saúde, devem sair nos próximos meses

 26/03/2019 - Publicado há 5 anos

 

Logo da Rádio USP

Na coluna Minuto do Cérebro desta semana,  o professor Octávio Pontes Neto fala sobre as novidades no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Brasil e o estudo dos benefícios da trombectomia mecânica.

Segundo Pontes Neto, o estudo clínico Resilient, que estava sendo desenvolvido por pesquisadores brasileiros, sob encomenda do Ministério da Saúde para comprovar esse benefício para o tratamento de AVC isquêmico, foi interrompido esta semana na primeira análise interina.

O professor explica que essa interrupção precoce aconteceu com apenas um terço dos pacientes que era planejado no estudo, por conta da superioridade da trombectomia mecânica sobre o tratamento clínico, o que sugere que o benefício é substancial e semelhante ao encontrado nos estudos internacionais.

Pontes Neto fala que os resultados definitivos do estudo devem sair nos próximos meses: “A ideia é levar, assim que possível, esses resultados para o Ministério da Saúde para que a gente possa obter a incorporação da trombectomia mecânica ao Sistema Único de Saúde em todo o País”, conclui.

Ouça acima na íntegra a coluna.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.