Antiga clínica oftalmológica completa 60 anos

Ela deu origem ao Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMRP-USP

 20/02/2019 - Publicado há 5 anos

No Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha homenageia os 60 anos do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Inicialmente, o departamento era apenas uma clínica oftalmológica que havia sido fundada no ano de 1959 pelo professor Almiro Pinto Azevedo. Para Rocha, o professor Azevedo foi mais do que um mestre, “foi inspirador, um homem que incentivou e deu liberdade para seus alunos crescerem nas diversas áreas, sejam elas pesquisas, assistências e até mesmo no ensino na área de oftalmologia”.

Recentemente, também foi aderida ao departamento a área de Fonoaudiologia, que trouxe, além do curso, pesquisas e assistências. “Estes 60 anos representam, além das pesquisas, dezenas de formações de especialistas e professores que estão espalhados por todo o Brasil.” O professor conta ainda que, entre os dias 21 e 23 de março, a 10ª Jornada Paulista de Oftalmologia vai celebrar os 60 anos do departamento.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.