USP vai premiar estudos sobre Semana de 22 e Independência do Brasil

O projeto 3×22 é organizado pela Biblioteca Brasiliana para valorizar contribuições sobre estas duas datas simbólicas

 21/01/2019 - Publicado há 5 anos
Prêmio permitirá a difusão de novos estudos dedicados à Independência do Brasil e à Semana de Arte Moderna, por meio da publicação dos trabalhos premiados pelo selo editorial BBM publicações – Imagem: Divulgação/BBM-USP

Quase 200 anos atrás, às margens do riacho do Ipiranga, D. Pedro I bradou o grito de Independência. Passado um século, o cerne criativo, cultural e intelectual do Brasil reunia-se no Teatro Municipal de São Paulo. Agora, quase cem anos depois, a USP cria uma iniciativa para valorizar novas contribuições que joguem luz sobre essas duas importantes datas da história brasileira.

O projeto 3 vezes 22, organizado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, promove, entre outras ações, um concurso público para seleção de trabalhos acadêmicos sobre o tema da Independência do Brasil e da fundação do Império ou sobre o movimento modernista brasileiro e a Semana de Arte Moderna. Estes trabalhos serão publicados pelo selo editorial BBM publicações.

Serão aceitas dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas de 2014 até a data final de inscrição, 31 de março.

A comissão julgadora, composta dos encarregados do projeto 3×22 e possíveis pareceristas externos, analisará: a originalidade e densidade da abordagem; clareza e coerência do texto; qualidade da redação; o tratamento crítico e amplo de fontes e bibliografia; ineditismo do trabalho, bem como a contribuição para o debate acadêmico a respeito do tema trabalhado.

Para se inscrever, os candidatos deverão preencher a ficha anexa ao edital do concurso e encaminhá-la ao e-mail bbm@usp.br. Os arquivos estão disponíveis nos seguintes links: Independência do Brasil, Semana de Arte Moderna.

O concurso prevê a aprovação de até cinco trabalhos por tema. Além do apoio financeiro e da intermediação institucional para a publicação do estudo, os autores premiados participarão de mesas de debates sobre os temas.

Com informações da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Mais informações: site https://www.bbm.usp.br/3×22


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.