Cineclube exibe documentário sobre desreguladores endócrinos

José Eli da Veiga destaca exibição, pela primeira vez no Brasil, de um documentário de produção franco-alemã sobre o tema

 13/12/2018 - Publicado há 5 anos

Nesta quinta-feira (13), às 19h30, no Cineclube Socioambiental Crisantempo, será exibido o documentário franco-alemão Demain, tous crétins (Amanhã, todos cretinos?), em sua versão legendada. Após a exibição, haverá uma conversa com especialistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

O filme é baseado no livro Coquetel Tóxico – como os perturbadores endócrinos envenenam o cérebro, da bióloga francesa Barbara Demeneix, que tem como tema central a questão dos desreguladores endócrinos e o que estas substâncias podem acarretar no desenvolvimento cerebral dos fetos. “É uma questão muito ligada ao perigo dos primeiros meses de gestação”, alerta o professor. “Grande parte dos distúrbios mentais está ligada a essas perigosas substâncias.”

A versão original do documentário, em francês, pode ser vista no Youtube. Mas a versão legendada em português não foi autorizada pelos produtores. “Houve, no entanto, uma autorização para uma projeção, que acontecerá nesta quinta-feira”, diz o colunista. O Cineclube Socioambiental Crisantempo fica na Rua Fidalga, 521, na Vila Madalena, em São Paulo.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Sustentáculos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.