Música pode melhorar conectividade cerebral em crianças com autismo

Estudos sugerem que a música pode melhorar o comportamento da criança com autismo

 04/12/2018 - Publicado há 5 anos

 

 

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o poder da música, que pode ser capaz de melhorar a conectividade cerebral em crianças com autismo. Ele explica o que são transtornos do espectro do autismo e se existe tratamento. Além disso, explica como a música pode melhorar os sintomas da doença.

O professor explica que o transtorno do espectro do autismo tem a ver com ” transtornos neurológicos caracterizados essencialmente pela dificuldade de comunicação e de interação social da criança. Geralmente, ela tem comportamento repetitivo, com pouca interação social, e diversos estudos sugerem intervenções precoces de estimulação neuropsicológica que possam levar à melhora no comportamento. Entre elas, está a estimulação através da música, só que existem ainda poucos estudos que avaliaram o assunto”.

Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Octávio Pontes Neto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.