Três livros da Editora da USP recebem o Prêmio Jabuti 2018

Honraria foi entregue em cerimônia realizada no dia 8 de novembro, em São Paulo

14/11/2018 - Publicado há 5 anos
A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2018, em São Paulo – Foto: Ingrid Brasil/ Câmara Brasileira do Livro (CBL)/ Flickr

.
A Editora da USP (Edusp) foi uma das casas publicadoras contempladas na cerimônia de entrega do 60° Prêmio Jabuti, realizada no dia 8 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. A Edusp levou o primeiro lugar em três das 18 categorias do prêmio com as seguintes obras: O Corego – Texto Anônimo do Século XVII sobre a Arte da Encenação (categoria Capa, eixo Livro), Poemas, de Giuseppe Ungaretti, com tradução de Geraldo Holanda Cavalcanti (categoria Tradução, eixo Literatura), e Design de Capas do Livro Didático: a Editora Ática nos Anos 1970 e 1980, de Didier Dias de Moraes (categoria Economia Criativa, eixo Ensaios). Esta última obra foi publicada em parceria com a Com-Arte, a editora-laboratório do curso de Editoração do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

“A Edusp tem um histórico bastante vencedor, ganhando cerca de 80 troféus ao longo das edições do Prêmio Jabuti. Contudo, não esperava ter o resultado que tivemos neste ano. Acabamos sendo a editora que mais ganhou troféus”, afirma Bruno Tenan, diretor de Marketing da Edusp. “Para nós, isso é incrível, porque nós não funcionamos com a mesma lógica de uma editora comercial.”

Contemplados

Design de Capas do Livro Didático: a Editora Ática nos Anos 1970 e 1980, produção da Editora da USP e da Com-Arte, foi o livro vencedor na categoria Economia Criativa – Foto: Reprodução
Poemas, de Giuseppe Ungaretti, traduzido por Geraldo Holanda Cavalcanti, vencedor na categoria Tradução – Foto: Reprodução
O Corego: Texto Anônimo do Século XVII sobre a Arte da Encenação, vencedor da categoria Capa, elaborada pela capista Carla Fernanda Fontana – Foto: Reprodução

Havia ao todo 21 finalistas ligados à USP na final do Jabuti. Além de seis indicações da Edusp – das quais três ganharam a estatueta -, outras 15 publicações de professores e pesquisadores da Universidade estavam na disputa. Dois deles foram contemplados com o prêmio: Marcelo D’Salete e Luiz Eduardo Anelli.

D’Salete é professor da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP. Sua obra, Angola Janga, da Editora Veneta, ganhou na categoria História em Quadrinhos (eixo Literatura). A obra aborda os diversos mocambos que formavam Palmares, “o maior mocambo de nossa história”, explicou D’Salete em entrevista ao Jornal da USP em julho de 2018, quando venceu o Eisner Awards, mais importante prêmio de histórias em quadrinhos do mundo, com a obra Cumbe, também da Editora Veneta.

O outro premiado, Luiz Eduardo Anelli, é professor do Instituto de Geociências da USP. Sua obra vencedora é O Brasil dos Dinossauros, autoria de Anelli com Rodolfo Nogueira, da Editora Marte Cultura e Educação. O livro venceu na categoria Infantil e Juvenil (eixo Literatura).

Além deles, Luciana Facchini, designer formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, venceu na categoria Projeto Gráfico (eixo Livro). Sua obra, Conflitos: Fotografia e Violência Política no Brasil – 1889-1964, foi publicada pelo Instituto Moreira Salles.

A lista com todos os vencedores do 60° Prêmio Jabuti está disponível neste link.

[cycloneslider id=”jabuti”]

.