Colunista comenta indicação de Sérgio Moro para governo Bolsonaro

Em seu comentário, Singer questiona a decisão do juiz Sérgio Moro em aceitar o cargo para o Ministério da Justiça

 08/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Ainda repercute a nomeação do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça do novo governo. Para o cientista político André Singer, o fato de Moro – que esteve à frente da Operação Lava Jato – ter aceitado o cargo traz implicações relativas à neutralidade daquela operação. “Na verdade, do ponto de vista da garantia de que se tratava de uma operação apenas voltada para o combate à corrupção, e não para obter efeitos políticos, a aceitação do cargo por parte do juiz é muito danosa”, argumenta o colunista.

Já em relação às primeiras declarações de Moro, Singer entende que apontam para direções distintas. De um lado, ele afirma que apoia a redução da maioridade penal – indo contra o que pensam as organizações de defesa dos direitos humanos -, de outro, diz não concordar com a ideia de que os movimentos sociais sejam qualificados como terroristas, o que, para o colunista, é algo positivo. Segundo André Singer, a surpresa tem sido a tônica dos primeiros atos desse novo governo. O certo é que ainda não há como prever o que virá pela frente.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Poder e Contrapoder.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.