Os perigos que ameaçam a economia mundial

A política protecionista adotada pelo governo Trump coloca em risco a estabilidade do sistema econômico mundial

 23/10/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O FMI (Fundo Monetário Internacional) publicou recentemente um relatório sobre as projeções do crescimento econômico mundial. No documento, são apontadas algumas causas para a diminuição do ritmo desse crescimento nos próximos anos, a partir de 2019, causas essas ligadas sobretudo à política interna do governo de Donald Trump e a medidas protecionistas que, na opinião do professor Alberto do Amaral, já não têm lugar no mundo em que vivemos. Ao assumir, Trump lançou mão de expedientes nem sempre lícitos para favorecer empresas norte-americanas, o que abre espaço para que outros países adotem medidas semelhantes e contribui para a eclosão de uma guerra comercial, que já começou a ser travada entre EUA e China.

“Uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China trará prejuízos generalizados para o mundo todo, inclusive para o Brasil”, diz Alberto do Amaral, que se diz preocupado com as consequências de um embate que poderá trazer malefícios para a economia internacional em um futuro próximo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.