HC de Ribeirão Preto procura voluntários com Parkinson

Objetivo é estudar os efeitos do canabidiol no chamado sono REM

 19/10/2018 - Publicado há 5 anos
Por

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP procura voluntários com mais de 18 anos, de ambos os sexos, que tenham doença de Parkinson diagnosticada por um neurologista, para estudar os efeitos do canabidiol no sono REM.

Para participar, os voluntários não podem ter demência, depressão, doença de Parkinson muito avançada, nem ter realizado qualquer procedimento contra a doença ou consumido qualquer tipo de droga nos últimos 12 meses.

O sono REM (sigla para rapid eye movement, ou seja, movimento rápido dos olhos) é a fase do sono na qual ocorrem sonhos vívidos. O distúrbio comportamental do sono REM é muito comum em pacientes com Parkinson, caracterizado por diversas manifestações durante o sono como chutes, socos, gritos, conversas ou gesticulações que, alguma vezes, podem evoluir para quedas ou traumas.

O estudo é de Carlos Mauricio Almeida, com a orientação do professor Alan Luiz Eckeli, da FMRP. Para participar, os voluntários devem entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo WhatsApp (16) 99795-6824 ou pelo e-mail neurocomportamentalhcrp@gmail.com.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.