Música de Bach acalma suínos e influi na produtividade

Zootecnista mostra como música de Johann Sebastian Bach teve influência positiva no comportamento e no ganho de peso de porcos

 04/10/2018 - Publicado há 6 anos
Por

jorusp

Logo da Rádio USP

A Suíte nº1 em Sol Maior para Violoncelo (BWV 1007), composta pelo alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), provocou melhorias no bem-estar de suínos e mudanças de comportamentos nos que ouviram a música. “Houve ainda o mesmo ganho de peso dos porcos consumindo uma quantidade menor de ração”, conta a zootecnista Érica Harue Ito, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

A pesquisadora foi a entrevistada desta quinta-feira (4) no podcast Os Novos Cientistas. Os resultados de sua tese de doutorado Enriquecimento sensorial do ambiente buscando o bem-estar de suínos, que foi orientada pela professora Késia Oliveira da Silva Miranda, mostraram que a música de Bach exerceu influências positivas nos porcos. Em relação ao comportamento, por exemplo, Érica cita que houve uma diminuição dos comportamentos agonísticos (brigas e perseguições) e um aumento nos comportamentos lúdicos (brincadeiras e interações entre eles).

Em relação ao ganho de peso, Érica ressalta a importância dessa descoberta para o produtor de suínos: “50% do custo da produção de suínos é a ração. A melhora de 1% disso faz uma diferença muito grande para produtores de animais, que ganham em centavos.”

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

jorusp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.