A Suíte nº1 em Sol Maior para Violoncelo (BWV 1007), composta pelo alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), provocou melhorias no bem-estar de suínos e mudanças de comportamentos nos que ouviram a música. “Houve ainda o mesmo ganho de peso dos porcos consumindo uma quantidade menor de ração”, conta a zootecnista Érica Harue Ito, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.
A pesquisadora foi a entrevistada desta quinta-feira (4) no podcast Os Novos Cientistas. Os resultados de sua tese de doutorado Enriquecimento sensorial do ambiente buscando o bem-estar de suínos, que foi orientada pela professora Késia Oliveira da Silva Miranda, mostraram que a música de Bach exerceu influências positivas nos porcos. Em relação ao comportamento, por exemplo, Érica cita que houve uma diminuição dos comportamentos agonísticos (brigas e perseguições) e um aumento nos comportamentos lúdicos (brincadeiras e interações entre eles).
Em relação ao ganho de peso, Érica ressalta a importância dessa descoberta para o produtor de suínos: “50% do custo da produção de suínos é a ração. A melhora de 1% disso faz uma diferença muito grande para produtores de animais, que ganham em centavos.”
O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).