“Manhã com Bach” comemora 200 edições com a “Oferenda Musical”

Obra teve origem num encontro entre Bach e o poderoso rei da Prússia, Frederico II, em 1747

 02/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 19/02/2019 as 14:29
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

A edição de número 200 do programa Manhã com Bach foi ao ar nos dias 29 e 30 de setembro. O programa está no ar pela Rádio USP (93,7 MHz) desde 6 de dezembro de 2014, quando foi transmitida a primeira edição.

Na edição número 200, Manhã com Bach apresentou Musikalisches Opfer, a Oferenda Musical (BWV 1079). Essa obra teve origem num encontro entre Bach e o poderoso rei da Prússia, Frederico II, em seu castelo em Potsdam, em 1747. O compositor se apresentou diante de Frederico II e, depois, pediu que o soberano – um amante da música – lhe oferecesse um tema musical à flauta, para que ele fizesse variações a várias vozes.

Depois do encontro histórico, Bach voltou a Leipzig e reelaborou as improvisações que tinha feito diante do rei, criando assim a Oferenda Musical, cuja partitura foi enviada a Frederico II com uma dedicatória do compositor.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação aos domingos, inclusive via internet, pela Rádio USP.

Partitura original, escrita por Bach, de Musikalisches Opfer, a Oferenda Musical (BWV 1079) – Foto: Reprodução,

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.