Missão da OEA virá ao Brasil para observar as eleições

A chefe da missão internacional é Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica

 29/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Pedro Dallari comenta a vinda para o Brasil de uma missão internacional da OEA (Organização dos Estados Americanos), que terá for fim observar as eleições de outubro em nosso país. Tal missão não é interventora no processo eleitoral – uma vez que seu caráter é de observação, ou seja, a verificação de sua regularidade, constatar basicamente se os eleitores estão tendo acesso aos locais de votação, se há ausência de coação, isto é, se os eleitores não estão sendo coagidos a votar neste ou naquele candidato, ou mesmo se há sigilo no voto.

Vale ressaltar uma particularidade: a chefe da delegação internacional, ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, é presidente da Cátedra José Bonifácio neste ano de 2018, na USP. E a missão conta ainda com Beatriz Paredes, senadora do México, que também já foi a presidente da mesma cátedra em 2017. Dessa forma, a Universidade conta com um olhar privilegiado nas eleições.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.