Baixo índice de vacinação possibilita a volta de doenças já erradicadas

No “Saúde sem Complicações” o professor Ivan Savioli Ferraz, da FMRP, explica a relação entre o baixo índice de vacinação e a volta de doenças erradicadas no País

 31/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/08/2018 as 18:46
Por
Logo da Rádio USP

O professor Ivan Savioli Ferraz é o convidado do Programa Saúde sem Complicações desta semana. Savioli é professor do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Ele fala sobre o baixo índice de vacinação no País e a volta de doenças consideradas erradicadas.

O professor explica que, algumas vezes, mesmo pessoas sendo vacinadas acabam contraindo a doença, pois a vacina quando lançada não é 100%.  “Nesse caso, o sistema imunológico da pessoa pode não ter reconhecido a vacina. Isso pode ocorrer por ela ter sido vacinada em época não adequada ou por estar fazendo uso de medicamentos, como corticoides, que acaba cortando o efeito.”  

Além disso, Savioli fala sobre o conceito “imunidade de rebanho”, quando o indivíduo tem ao seu redor grande porcentagem de pessoas protegidas contra doenças, o que o leva a se autoproteger”.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Júlia Gracioli, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.