“Anatomia Responde”: Sistema digestório precisa de mobilidade da musculatura para funcionar bem

Tubo muscular do sistema digestório começa na rima oral, percorre o pescoço, tórax, abdômen e termina no orifício anal

 03/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:34
Por
Logo da Rádio USP

Na segunda edição do Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala um pouco mais sobre  o sistema digestório, formado por um tubo muscular, membranoso e que é conhecido como trato gastrointestinal. Esse tubo tem início na cabeça, na rima oral, e percorre o pescoço, tórax, abdômen e termina no orifício anal.

Tirapelli explica que esse sistema possui glândulas anexas, glândulas salivares, o fígado e o pâncreas, que são responsáveis pela liberação de secreções na cavidade dos órgãos do canal alimentar, respectivamente, a saliva, bile e o suco pancreático. Segundo ele, as principais funções do sistema digestório são: mastigação, a digestão que ocorre principalmente no estômago e no intestino delgado, pela ação de enzimas, ácido e água; a absorção dos alimentos através dos capilares sanguíneos e linfáticos e a eliminação dos resíduos não absorvidos pelo organismo, que são eliminados como fezes pelo canal anal.  “É importante destacarmos que para que ocorra o trânsito normal do alimento denominado como bolo alimentar, quimo e quilo, torna-se importante a motilidade da musculatura presente no trato gastrointestinal, promovendo sua movimentação e a mistura das secreções com o bolo alimentar”.

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.