Analistas erram na previsão de um socialista no México

Mexicanos elegem um candidato de esquerda, Andrés Manuel Obrador, nesta última eleição presidencial

 11/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Pedro Dallari comenta a recente eleição presidencial do México e como ela pode ser vista como tendência para a América Latina. Para Dallari, uma eleição como esta é importante por si mesma, dado que, juntamente com o Brasil, os dois países são os maiores da América Latina, tanto em termos econômicos, quanto políticos.

O resultado indicou a vitória de um candidato de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, conhecido pelo acrônimo (redução do nome pelas suas letras iniciais) AMLO, de certo modo revertendo uma tendência que, segundo os analistas apontava para um maior conservadorismo latino-americano. Assim, a vitória de um candidato considerado de esquerda, populista, defensor de uma posição de maior intervenção do estado na economia, sofreu uma alteração. Confira o post para saber como fica a situação na América Latina, a partir da posição mexicana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.