Acordos políticos de Temer contrariam pensamento republicano

Prestes a ser julgado por corrupção passiva, presidente realiza articulações discutíveis com deputados

 01/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “A Qualidade da Democracia” desta semana, o professor de Ciências Políticas da USP, José Álvaro Moisés, comenta sobre a sessão que vai deliberar acerca do prosseguimento da denúncia feita pela Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer, por corrupção passiva. Ele é acusado de ter recebido propina do empresário e dono da JBS, Joesley Batista, por intermédio do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Se o plenário da Câmara aprovar o prosseguimento da denúncia, ela será enviada à análise do Supremo Tribunal Federal (STF).

Moisés discute as articulações realizadas pelo presidente, em meio à crise econômica, para evitar que a denúncia seja analisada pelo STF, como o descontingenciamento de recursos para a liberação de emendas parlamentares, visando a influenciar os deputados que votarão a denúncia feita pelo procurador da República, Rodrigo Janot.  Segundo o professor, “várias ações foram tomadas pelo governo com esse objetivo e muitas delas são extremamente discutíveis”, pois “contrariam a perspectiva propriamente republicana”. Confira a coluna acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.