Corrupção e violência desafiam o novo governo do México

Para Alberto do Amaral Júnior, a corrupção é um tema endêmico, que atinge todas as esferas de governo mexicano

 10/07/2018 - Publicado há 6 anos

Eleito no último dia 1º de julho para a presidência do México, o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador assume um país com níveis historicamente altos de violência.

Mas não é só isso. “A corrupção é um tema endêmico, que atinge as esferas municipal, estadual e federal do México”, lembra o professor Alberto do Amaral Júnior.

O pesquisador da Faculdade de Direito da USP coloca, inclusive, a corrupção como “primeiro desafio” do governo mexicano. Em seguida, segundo Amaral, vêm a violência e a necessidade de reformas no país. Além disso, a governabilidade de López Obrador será testada. “Para contentar um amplo arco de alianças, o governo mexicano terá que ser muito hábil para lidar com forças tão díspares”, prevê.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Um Olhar Sobre o Mundo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.