Revolução Constitucionalista trouxe mudanças para a economia brasileira

A revolução, ocorrida em 1932, foi contra um movimento ditatorial

 11/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A Revolução Constitucionalista, ocorrida em 1932, foi um marco importante para o Brasil. Segundo o professor Luciano Nakabashi, a data deve ser relembrada, pois foi contra um movimento ditatorial e impactante na economia. “Quando a gente pensa na era Vargas, foi um período autoritário e trouxe efeitos sobre o crescimento econômico do País, reduziu a autonomia dos Estados e concentrou o poder no governo.”

Ainda de acordo com o professor, os efeitos históricos demonstram que até hoje o poder continua centralizado ao governo federal. “O que deveria ser feito pelos governos estaduais, que poderia ser simples, ainda precisa de influência em Brasília para se conseguir aprovação de propostas.”

Nakabashi acredita que a descentralização de poderes seria bom para o País. “Dar mais autonomia e recursos aos Estados teria, entre as consequências, a diminuição da corrupção, pois nem tudo passaria por Brasília.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Reflexão Econômica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.