Novo diretor e nova vice-diretora da FCFRP tomam posse no dia 25/06

Osvaldo de Freitas e Maria Regina Torqueti tomarão posse no Saguão do Bloco S da FCFRP

20/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 21/06/2018 as 15:32
Fachada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Foto: Divulgação

No próximo dia 25 de junho, às 14h30, tomarão posse o novo diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), Osvaldo de Freitas, e a nova vice-diretora da Unidade, Maria Regina Torqueti.

A cerimônia será realizada no Saguão do Bloco S da FCFRP, localizado na Rua Ruy Barbosa Roselino, s/nº, no campus da USP em Ribeirão Preto.

Osvaldo de Freitas possui graduação em Farmácia e Bioquímica, mestrado e doutorado em Bioquímica, todos pela USP. É professor associado da FCFRP. Suas linhas de pesquisa são relacionadas ao desenvolvimento de produtos tecnológicos farmacêuticos, odontológicos e nutricionais. Os principais estudos estão relacionados a meios e processos de obtenção de complexos supramoleculares a partir de polímeros naturais (proteínas e carboidratos) adequados para microencapsulação de compostos de interesse farmacêutico, alimentício e agroindustrial.

Dentre seus objetivos para a gestão estão os de proporcionar, junto aos setores privado e público — nos níveis federal, estadual e municipal —, maior visibilidade das competências isoladas e integradas da FCFRP; e de dar continuidade à implementação da nova estrutura curricular e da área de convivência, de modo a proporcionar participação mais proativa dos acadêmicos.

A nova vice-diretora, Maria Regina Torqueti, possui graduação em Farmácia Bioquímica, mestrado e doutorado em Ciências (Bioquímica), todos pela USP. Fez pós-doutorado na Universidade de Pisa, na Itália. É professora associada da FCFRP. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em análises clínicas e citologia clínica, atuando nas linhas de pesquisa sobre interferência de medicamentos na hemostasia, atividade antitumoral de fitoestrógenos e toxinas animais.

A Unidade

A FCFRP oferece o curso de graduação em Farmácia-Bioquímica nos períodos integral e noturno. O curso está fundamentado em uma concepção pedagógica crítica baseada na participação, no diálogo e na problematização da realidade vivenciada pelos profissionais da área farmacêutica.

A Unidade possui 13 laboratórios didáticos, 84 laboratórios de pesquisa, 11 laboratórios de serviços de análises clínicas, um laboratório de Ensino Farmacêutico, um laboratório de Destilação de Solvente e Gerenciamento de Resíduos Químicos, dois biotérios, dez  salas para aulas teóricas, um auditório e uma sala Pró-Aluno, totalizando área de mais de 22 mil metros quadrados.

O corpo docente da FCFRP é composto por 103 professores, alocados em três Departamentos: Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas, Ciências Farmacêuticas e Física e Química, além de 220 servidores técnicos e administrativos.

Conta com quatro programas de Pós-Graduação, todos oferecendo cursos de mestrado e doutorado nas áreas de abrangência das Ciências Farmacêuticas.

A Unidade tem mais de 800 alunos de graduação e de pós-graduação.