Escola de Educação Física e Esporte empossa novos diretores

A cerimônia será realizada no dia 14 de março, às 16h, na Sala do Conselho Universitário, em São Paulo

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=225967
O novo diretor, Júlio Cerca Serrão, e o novo vice-diretor, Umberto César Corrêa, que tomarão posse no próximo dia 14 de março – Foto: Comunicação EEFE

No próximo dia 14 de março (quinta-feira), às 16h, tomarão posse os novos diretor e vice-diretor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Júlio Cerca Serrão e Umberto César Corrêa, respectivamente. A cerimônia será realizada na Sala do Conselho Universitário, localizada na Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O novo diretor da EEFE, Júlio Cerca Serrão, é licenciado em Educação Física, mestre em Ciências da Motricidade, doutor e livre-docente pela EEFE. Foi chefe do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano, presidente da Comissão de Graduação e vice-diretor da EEFE. Coordena o Laboratório de Biomecânica da Escola. Na Pró-Reitoria de Graduação coordena o Escritório de Atividades Esportivas. Tem experiência na área de Biomecânica e sua linha de pesquisa envolve a biomecânica do esporte, da locomoção, do exercício e do calçado.

Umberto César Corrêa, que assume a função de vice-diretor, possui Graduação em Licenciatura em Educação Física, Especialização em Ginástica e em Ciências do Esporte, Mestrado em Ciências da Motricidade, Doutorado e Livre-Docência pela USP e Pós-Doutorado pela Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália. É professor associado da EEFE. Atua nas linhas de pesquisa de aprendizagem motora (processo adaptativo, prática, feedback, instrução, dicas, timing coincidente, especificidade da tarefa, habilidade motora e contexto, habilidade motora e hierarquia) e pedagogia da educação física e do esporte (métodos de ensino-treinamento e análise de jogo).

Fachada da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), no campus de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Criada em 1934 como um instituto isolado, in­tegrada à USP em 1969, a Escola de Educação Física e Esporte foi a primeira instituição civil da área no Brasil. Atualmente, oferece três cursos de graduação — Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Esporte. Na Pós-Graduação, oferece os programas de Mestrado e de Doutorado nas áreas de Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte e Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte. Oferece, ainda, diversos cursos à comunidade.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.