Contaminação oceânica atinge a saúde humana

No programa “Ambiente é o Meio”, o engenheiro Caio Cipro afirma que a ação humana é responsável pela contaminação dos oceanos

 26/04/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente é o Meio desta semana entrevista Caio Vinícius Zecchin Cipro, engenheiro de alimentos pela Unicamp, atualmente bolsista de pós-doutorado pela Fapesp junto ao Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

Cipro explica o que são e quais são os metais pesados que contaminam os oceanos e lembra que essa expressão nem é mais usada. “Nem todos os elementos são metais e nem todos são pesados, então hoje usa-se elementos-traço.”

Esses elementos-traço vêm de fontes naturais, mas, por conta da ação humana, desde a economia até o avanço da tecnologia, esses elementos estão sendo usados de outras formas, muitas delas prejudiciais. “Existe uma série de efeitos nocivos para a saúde humana. O mercúrio, por exemplo, bastante conhecido e muito usado no garimpo, e o chumbo são elementos que possuem uma série de efeitos neurotóxicos; já o cádmio interfere na formação dos ossos e é super tóxico para os rins. Sozinhos esses elementos já são tóxicos, quando se misturam com outros a toxicidade aumenta”, alerta.

Por: Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.