Jornais buscam novos espaços de divulgação de conteúdo

Colunista comenta que mudanças no algoritmo do Facebook faz veículos de comunicação se aproximarem de Apple e Youtube

 19/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 8:00

Logo da Rádio USP

As relações entre os jornais e os gigantes da tecnologia, como Facebook e Google, sempre foram conflituosas e ainda estão distantes de uma solução definitiva. Ainda que recentemente alguns passos venham sendo dados no sentido de melhorar essa situação – nem sempre com vantagens para os veículos tradicionais -, os jornais vem procurando novos espaços para divulgação de seus conteúdos.

Na coluna desta semana, o jornalista e professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta este quadro e relembra que Facebook e Google também precisam dos conteúdos dos grandes jornais. Só como exemplo, ele lembra que após a mudança do algoritmo que mostra as postagens na linha do tempo dos usuários, os conteúdos jornalísticos passaram a ser preteridos por conteúdos pessoais, o que reduziu drasticamente o número de compartilhamentos na rede de Mark Zuckerberg.

Ouça a coluna na íntegra clicando no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.