Diminuição dos jornais tem impacto na democracia

Para colunista, sem notícias locais, as pessoas tendem a se alienar dos próprios problemas

 26/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 8:00

Logo da Rádio USP

Nas últimas duas décadas, o número de jornais impressos diminuiu consideravelmente. No Canadá, por exemplo, a situação é tão marcante que o governo já discute como seria uma democracia em um mundo sem esse tipo de veículo de comunicação. Em sua coluna desta semana, o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva comenta o caso canadense – cujo governo já pensa até mesmo em subsidiar jornais para garantir a publicação de notícias locais -, e também o que vem acontecendo em outros países do mundo, como Estados Unidos e Reino Unido.

Para o colunista, essa questão impacta diretamente na qualidade da democracia e no envolvimento que o cidadão comum tem nas discussões dos temas que estão mais próximos à sua realidade. “As pessoas acabam recendo informações não verdadeiras e enviesadas ideologicamente”, diz o professor.

Ouça a coluna na íntegra clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.