Transações bancárias pelo celular cresceram 28%

Dados do Banco Central revelam que transações nas agências bancárias perdem espaço para as operações pela internet

 21/07/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Cada vez mais o brasileiro usa a tecnologia móvel para realizar suas transações bancárias.  O computador pessoal ainda é o preferido, com 33% das operações realizadas. Mas o celular tem crescido muito. No ano passado foram 16,7 bilhões de transações feitas por equipamentos móveis, como o celular, modalidade que já responde por 28% das operações.

Usuário fazendo transação bancária pelo celular – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Os dados foram revelados pelo Banco Central. Até o internet banking, que crescia 20% ao ano, tem perdido espaço. No ano passado, cresceu apenas 3% enquanto os celulares cresceram entre 40% e 50%. De acordo com o Banco Central, agências e postos de atendimento continuam perdendo espaço. Em 2016, foram pouco mais de 8 bilhões de transações bancárias, metade daquelas realizadas pelo celular.

Para o professor Edgard Monforte Merlo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, essa é uma tendência irreversível. Para ele, por um lado, as operações bancárias pela internet ficam cada vez mais seguras, o que atrai as pessoas, mas, por outro, o uso da tecnologia esconde um perigo: fica mais difícil controlar as finanças pessoais.

Por Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.