USP aprova cinco mudanças no vestibular da Fuvest 2012

O Conselho de Graduação aprovou um pacote de cinco mudanças no vestibular da Fuvest, que passam a valer já para o vestibular de 2012.

02/06/2011 - Publicado há 13 anos

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 2 de junho, o Conselho de Graduação (CoG) da Universidade de São Paulo (USP) aprovou um pacote de cinco mudanças no vestibular da Fuvest, que passam a valer já para o vestibular de 2012.

A partir do próximo vestibular, a nota da primeira fase passa a ter o mesmo peso das provas da segunda fase e volta a compor a nota final do candidato, o que, segundo a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn, tornará possível a avaliação do aluno em seu conjunto de habilidades.

A segunda mudança diz respeito à diminuição do número de 20 para 16 questões da prova do segundo dia da segunda fase, composta por questões multidisciplinares. Além disso, o índice para a convocação de candidatos para a segunda fase passa a ser variável, de três candidatos por vaga para dois a três, o chamado índice k, que será definido de acordo com a média da nota dos candidatos nas variadas carreiras.

A nota mínima de corte também sofrerá alteração, passando de 22 para 27 pontos. A partir de 2012, o candidato também poderá ter a oportunidade da reescolha da opção de carreira após a terceira chamada.

Segundo a pró-reitora, essas mudanças não mexem com a estrutura do vestibular.“É importante enfatizar que o formato das questões não foi mudado. Não houve mudanças estruturais, o que, na prática, não afetará a maneira de o candidato se preparar para a prova. O objetivo principal é melhorar a qualidade da seleção dos alunos que entram na Universidade”, afirma a pró-reitora.

Inclusp

Além destas mudanças, também entrarão em vigor no próximo vestibular as alterações no Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) aprovadas no dia 31 de março, que aumentou para 15% os bônus para alunos oriundos da escola pública. A partir de agora, o Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), uma das mais importantes ações do Inclusp, vai proporcionar bônus de até 15% aos estudantes que cursaram o ensino fundamental em escola pública e que estejam matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio também em escola pública.

No mês de março, o Conselho de Graduação aprovou também a criação de uma autenticação de informações dos candidatos do vestibular para evitar que os estudantes sem o ensino médio completo e que se inscrevam na categoria geral, e não a de treineiros – a carreira destinada para estes estudantes, sejam convocados nas listas de chamadas.

As inscrições para o Vestibular da Fuvest vão de 26 de agosto a 9 de setembro, exclusivamente pela internet. A primeira fase será realizada em 27 de novembro. A segunda fase está marcada para os dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2012.