Seminário discute a implantação de políticas linguísticas na USP

Evento dá continuidade ao debate sobre as necessidades linguísticas no ensino superior; seminário é aberto e acontece nos dias 4 e 5 de setembro na USP em Ribeirão Preto

01/09/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 04/09/2023 as 16:45

.
O
II Seminário sobre Políticas Linguísticas na USP convida a comunidade USP para discutir o tema Línguas na universidade: institucionalização de uma política, dando prosseguimento ao debate iniciado pela primeira edição do evento, realizada no ano passado, e por outras ações do Grupo de Trabalho (GT) Interunidades em Políticas Linguísticas para a USP (PoLinguas-USP). O seminário acontece nos dias 4 e 5 de setembro na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com 110 lugares disponíveis para os interessados participarem presencialmente.

O GT desenvolve um trabalho de pesquisa para identificar os usos das línguas nas unidades da USP e as demandas e problemáticas linguísticas de cada uma com o objetivo de construir uma política linguística para a Universidade, com ações de ensino, pesquisa e extensão. Você pode ver como foi a primeira edição do seminário no canal da FFLCH no YouTube ou pelo relatório das atividades disponível aqui

Este ano, a programação se volta à institucionalização de políticas linguísticas. Confira:

4 de setembro – das 14h às 18h, no anfiteatro do bloco R da FCFRP

Abertura
Com Rodrigo Calado e Marli Quadros, pró-reitores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), respectivamente; Renato Cymbalista, diretor de Direitos Humanos e Políticas de Reparação, Memória e Justiça da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP); Daniel Ferraz, coordenador pedagógico de Idiomas da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani); Sérgio Uyemura e Mônica Pupo, diretor e vice-diretora da FCFRP, respectivamente.

A presença da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), com o pró-reitor Aluisio Segurado e o pró-reitor adjunto Marcos Neira, aguarda confirmação.

Mesa 1Mapeamento linguístico
Com Fernando da Costa, Sarita Bruschi e Heloísa Albuquerque, professores representantes do campus Ribeirão Preto, São Carlos e Butantã, respectivamente. Coordenação de Leiko Matsubara, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Mesa 2Proposta de institucionalização
Com Manoel Alves e Paulo Cezar Vieira, professores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e da FCFRP, respectivamente. Coordenação de Valdir Barzotto, professor da Faculdade de Educação (FE).

5 de setembro – das 9h às 16h30

Reunião com os grupos de trabalho a partir do tema Discussão de uma proposta de institucionalização, das 9h às 12h, nas salas do bloco R da FCFRP.

Relatos dos GTs, síntese e encaminhamentos, das 14h às 16h30, no anfiteatro do bloco R da FCFRP. A expectativa da equipe organizadora é que os documentos gerados ao final do seminário iniciem o processo de institucionalização de políticas linguísticas na USP.

O GT PoLinguas-USP conta com apoio da PRG e PRCEU. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail polinguas-usp@usp.br.

II Seminário sobre Políticas Linguísticas na USP
Período: 4 e 5 de setembro
Local: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Av. Prof. Dr. Zeferino Vaz, s/nº, Ribeirão Preto, São Paulo