Revista on-line trata de temas que associam alimentação à covid-19

A “Sustentarea” aborda tópicos como tratamento de sintomas gástricos causados pela doença e higienização de alimentos adquiridos por delivery

07/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/06/2024 as 10:18
Logo da Rádio USP
Capa da revista Sustentarea – Foto: Extraída da revista

A revista Sustentarea, do núcleo de extensão sobre alimentação sustentável, da Faculdade e Saúde Pública da  USP, aborda temas que atrelam covid-19 e alimentação em sua 7ª edição. Dentre os assuntos tratados estão a escolha e a higienização de alimentos adquiridos via delivery, assim como os sintomas gastrointestinais causados pela infecção. Alisson Diego Machado, editor da revista, nutricionista, mestre e doutorando em Ciências pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, fala com o Jornal da USP no Ar sobre o projeto.

A revista on-line surgiu há cerca de dez anos e publica matérias sobre alimentação e sustentabilidade. Elas incentivam a diminuição no consumo de carnes, maior cuidado com alimentos ultraprocessados e promovem reflexões sobre alimentos que causam impacto ambiental, como os que produzem lixo, principalmente plástico. A 7ª edição, que trata especificamente da covid-19, foca na redução do consumo de carne, já que esta é causadora de doenças zoonóticas, ou seja, transmitidas por animais.

Machado comenta as iniciativas que atrelam alimentação e covid-19: “Tem uma matéria sobre PICS – Práticas Integrativas e Complementares que fala da associação com o coronavírus. Por exemplo, caso haja um sintoma gástrico relacionado à doença, fala-se de chás e fitoterápicos — não para evitar, mas para amenizar sintomas como desconforto gastrointestinal”. A Sustentarea também produz conteúdo para as redes sociais. Visto o aumento no consumo de comida adquirida via delivery, “há dicas sobre como escolher esses alimentos, como higienizar esses alimentos”.

Há também matérias abordando a crise econômica atual e como ela pode dificultar o acesso a alimentos de valores nutricionais adequados; outra fala sobre a diminuição da poluição durante a quarentena. Machado destaca que o interesse nos temas abordados pela revista vem crescendo ultimamente: “Nessas diversas frentes, a gente tem percebido que vêm aumentando o engajamento e a preocupação das pessoas com redução de alimentos que vão causar impacto ambiental”.

Ouça na íntegra no link acima.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.

informações atualizadas em 14/07/20 às  11h02