Projeto de realidade aumentada sobre monumentos é finalista do Latin American Design Awards 2023

Exposição imersiva sobre monumentos de São Paulo foi criada por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e concorre na categoria Design Digital

24/05/2023 - Publicado há 1 ano
Projeto de realidade aumentada sobre monumentos históricos de São Paulo é um dos finalistas de um dos maiores concursos de design da América Latina – Foto: Divulgação/Demonumenta FAU-USP

.
Depois de cinco premiações nacionais e internacionais pelo Intelligent Museum (ZKM/Deutsche Museum), Proac Editais, Games4Change Latin America 2022 e Prêmio IABsp 2022, o projeto DemonumentaRA concorre em mais uma categoria, a de Design Digital do Latin American Design Awards 2023. Em sua sétima edição, o prêmio é um dos maiores da América Latina, por celebrar a criatividade, inovação, estilo e impacto dos projetos na sociedade. Cada uma das dez categorias conta com um júri especializado de classe mundial, e a cerimônia de premiação acontecerá em agosto deste ano.

A exposição imersiva integra o projeto Demonumenta – idealizado pela artista e professora da USP Giselle Beiguelman e dirigido pelo doutorando em design Luís Felipe Abbud -, projetada por estudantes de Arquitetura e Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, com a participação de outras unidades da Universidade, como o Instituto de Matemática e Estatística e o Museu Paulista, e inclui modelagem 3D, comunicação visual, expositores, audioguias e aplicativo com interface de realidade aumentada. É uma realização da Pró-Reitoria de Pertencimento e Inclusão e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tem recursos do Proac e apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP e da Prefeitura do Campus da Capital.

+ Mais

Projeto usa realidade aumentada para promover discussão sobre patrimônios históricos

Projeto Demonumenta propõe debate sobre a colonialidade na arquitetura e nos espaços públicos

DemonumentaRA é um aplicativo gratuito, com audioguias para celulares, que permite acessar 22 monumentos da cidade de São Paulo que foram, em sua maioria, inaugurados durante datas comemorativas da história brasileira, incluindo as celebrações de 1922, como a Semana de Arte Moderna, e homenagens a figuras ilustres. A exposição, que fica em cartaz até 30 de junho, na Praça do Relógio da Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo, pretende discutir e refletir sobre o patrimônio histórico e acervos públicos da cidade. Na lista estão, por exemplo, Monumento à Independência, de Ettore Ximenes, 1922; Monumento a Carlos Gomes, de Luiz Brizzolara, 1922; e Monumento a Duque de Caxias, de Victor Brecheret, 1960.

.