Projeto Demonumenta propõe debate sobre a colonialidade na arquitetura e nos espaços públicos

A plataforma, desenvolvida por alunos e professores da FAU-USP, será lançada no dia 7 de setembro

 

 30/08/2021 - Publicado há 3 anos
Por

 

Logo da Rádio USP

Alunos e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com a participação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, lançam, no dia 7 de setembro, a plataforma do Projeto Demonumenta. “A proposta é um debate sobre a colonialidade embarcada nos acervos públicos e instituições de memória do Estado e da cidade de São Paulo”, explica a professora Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens, na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “Importante destacar que esse projeto foi realizado em colaboração com outras instituições e centros de pesquisa como o C4AQI – Inova USP, o Citi-USP, o Museu Paulista da USP, o MIT Open Documentary Lab e o coletivo Pisa.”

A professora explica que os debates acontecem através da plataforma. “O projeto está em processo desde o início do ano e foi desenvolvido em duas etapas. Começou com um ciclo de encontros preparatórios, com especialistas nacionais e internacionais. De janeiro a março foram discutidas novas abordagens teóricas e de intervenção no patrimônio e uma segunda etapa foi um trabalho de desenvolvimento dos conteúdos da plataforma desde sua identidade visual até a modelagem tridimensional dos monumentos e patrimônios, além de análises críticas e verbetes desse conjunto, feitos com recursos de Inteligência Artificial, no caso do trabalho que foi feito com o acervo do Museu Paulista.”

O projeto contempla monumentos e patrimônios arquitetônicos considerados incômodos pelo seu viés colonialista, relacionados às comemorações da Independência do Brasil e à Semana de Arte Moderna de 1922.

Para acompanhar toda a documentação dos encontros, os vídeos das conferências, a biblioteca de referências e os posts especiais do Projeto Demonumenta, é só clicar:

http://blog.demonumenta.fau.usp.br/\


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.