Projeto da USP faz consulta pública sobre plano ambiental para a cidade de São Pedro

Moradores de São Pedro, em São Paulo, podem opinar sobre dois planos ligados às questões socioambientais do município; projeto Corredor Caipira tem participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP

08/05/2023 - Publicado há 1 ano
Consulta vai servir para a elaboração de dois planos ligados às questões socioambientais de São Pedro – Foto: Divulgação/Corredor Caipira

.
Uma consulta pública do projeto Corredor Caipira, realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, pretende verificar a importância da conservação da floresta e do Cerrado e da restauração florestal para a cidade de São Pedro, em São Paulo. Para participar, não é necessário ter conhecimento sobre o tema, basta ser morador de São Pedro e responder o formulário on-line até o dia 12 de outubro neste link.

A consulta pública vai fornecer elementos para a elaboração de dois planos municipais ligados às questões socioambientais do município: o Plano de Mata Atlântica e Cerrado de São Pedro e o Plano Emergencial de Restauração de Áreas de Preservação Hídrica. E, além deles, outros três importantes planos municipais também estão sendo elaborados neste contexto: o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o Plano Municipal de Arborização Urbana e o Plano Municipal de Educação Ambiental.

Os dois planos têm como objetivo conservar melhor as áreas ambientais importantes de São Pedro, visando a ampliar as áreas de floresta e Cerrado, além de garantir a continuidade das atividades agrícolas e o fortalecimento da economia. Isso trará benefícios, como maior biodiversidade, melhor conservação e produção de água de qualidade, aumento da qualidade de vida e redução dos impactos das mudanças climáticas.

Sobre o projeto

O projeto Corredor Caipira tem como objetivo fazer a restauração florestal em 45 hectares nos municípios de Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Anhembi, localizados no interior paulista, formando corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo. As ações também vão beneficiar indiretamente outros 13 municípios que estarão entre as áreas prioritárias para restauração florestal. O intuito é melhorar a conectividade entre matas nativas que passam pelas cidades de Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.

Além da Esalq, a iniciativa conta com a participação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Para acompanhar as atividades do Corredor Caipira acesse o site https://corredorcaipira.com.br, o Instagram @corredorcaipira e o Facebook .

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do Corredor Caipira