.
Como docentes, estudantes e outros membros da Universidade estão lidando com a pandemia? Para responder a questão, o Museu de Zoologia da USP (MZUSP), em São Paulo, estreou o Programa Vice Versa que, por meio de entrevistas, busca desvendar desafios e tópicos relacionados à pesquisa e ao ensino durante o isolamento.
O programa é coordenado e apresentado pelo professor Marcelo Duarte, vice-diretor do museu. Segundo ele, o objetivo da produção é manter a coesão entre os colaboradores do MZUSP neste momento de distância. As lives acontecem uma vez por mês e permanecerão enquanto houver restrições para o retorno das atividades na unidade.
O primeiro episódio, ocorrido em 17 de agosto, por exemplo, contou com a participação de Talita Roell, pós-doutoranda do Serviço de Entomologia do museu. Durante a apresentação, ela falou sobre seu projeto de pesquisa com insetos (percevejos), além de atividades de extensão universitária promovidas durante a quarentena, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A última edição, do dia 16 de setembro, teve Alberto Carvalho, especialista em pesquisa e paleontólogo pelo MZUSP, como convidado. Para assistir aos episódios, basta acessar o canal do Museu de Zoologia no YouTube.
As próximas lives programadas, sempre às 19 horas, são:
– 19 de outubro: Sobre arte e ciência…, com o museólogo Felipe A. Elias
– 16 de novembro: Ai, ai que saudade que eu tenho da Bahia (de SP)…, com a ictióloga, formada pelo Programa de Pós-Graduação do MZ e professora da UFBA Priscila Camelier
– 14 de dezembro: AATGCTCC – vem que eu te explico…, com a especialista em laboratório e geneticista Jaqueline Battilana.
.
Confira os dois primeiros episódios já realizados:
Mais informações sobre as próximas lives podem ser encontradas no site do MZUSP.