Podcast discute a ética e a segurança no uso de ferramentas de inteligência artificial

Episódio do podcast elaborado na Faculdade de Saúde Pública da USP explora os diferentes usos da IA, focando no ChatGPT, um sistema capaz de gerar textos, imagens e outros tipos de respostas 

 20/05/2024 - Publicado há 1 mês
Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP fala sobre os usos do ChatGPT em podcast – Foto: Pexels

.
O 62° episódio do podcast
Saúde É Pública explora os diferentes usos da inteligência artificial, focando na mais nova e polêmica ferramenta que surgiu nos últimos tempos, o ChatGPT. Trata-se de um chatbot desenvolvido pela empresa OpenAI, lançado em novembro de 2022, que vem revolucionando a forma como humanos interagem com as máquinas. É possível acompanhar o episódio neste link.

A ferramenta é baseada em inteligência artificial generativa, um sistema capaz de gerar textos, imagens ou outros tipos de respostas a partir de solicitações específicas de cada usuário. Com isso, têm surgido muitas dúvidas relativas às formas éticas de utilizar a ferramenta, além de questionamentos sobre a segurança dos dados que alimentam os algoritmos responsáveis por gerar esse tipo de interação homem-máquina. 

A ferramenta já vem sendo amplamente utilizada nas rotinas pessoais, empresariais e até em pesquisas acadêmicas. Mas de que forma ela pode ser utilizada na educação? Ou mesmo, contribuir com uma educação crítica sobre o mundo digital e midiático? Quem responde às questões é Alexandre Chiavegatto Filho, professor do Departamento de Epidemiologia e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Clique no player abaixo para conferir o podcast:

 

Saúde É Pública
Episódio 62: IAs e ChatGPT: ética e segurança no uso de algoritmos,
com Alexandre Chiavegatto Filho

O Saúde É Pública está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e YouTube


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.