.
O 62° episódio do podcast Saúde É Pública explora os diferentes usos da inteligência artificial, focando na mais nova e polêmica ferramenta que surgiu nos últimos tempos, o ChatGPT. Trata-se de um chatbot desenvolvido pela empresa OpenAI, lançado em novembro de 2022, que vem revolucionando a forma como humanos interagem com as máquinas. É possível acompanhar o episódio neste link.
A ferramenta é baseada em inteligência artificial generativa, um sistema capaz de gerar textos, imagens ou outros tipos de respostas a partir de solicitações específicas de cada usuário. Com isso, têm surgido muitas dúvidas relativas às formas éticas de utilizar a ferramenta, além de questionamentos sobre a segurança dos dados que alimentam os algoritmos responsáveis por gerar esse tipo de interação homem-máquina.
A ferramenta já vem sendo amplamente utilizada nas rotinas pessoais, empresariais e até em pesquisas acadêmicas. Mas de que forma ela pode ser utilizada na educação? Ou mesmo, contribuir com uma educação crítica sobre o mundo digital e midiático? Quem responde às questões é Alexandre Chiavegatto Filho, professor do Departamento de Epidemiologia e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
Clique no player abaixo para conferir o podcast:
Saúde É Pública
Episódio 62: IAs e ChatGPT: ética e segurança no uso de algoritmos,
com Alexandre Chiavegatto Filho
O Saúde É Pública está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e YouTube