Palestra inicia celebrações dos 200 anos da Biblioteca da Faculdade de Direito da USP

Evento no dia 24 de julho no Largo São Francisco, em São Paulo, vai trazer a análise de edições raras da área de direito, algumas delas presentes no acervo da biblioteca

 19/07/2023 - Publicado há 10 meses
Acervo de livros raros da biblioteca da Faculdade de Direito/USP. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

.
Criada em 24 de abril de 1825 pelo então presidente da província de São Paulo, Lucas Antônio Monteiro de Barros, a Biblioteca da Faculdade de Direito (FD) da USP, no Largo de São Francisco, está perto de completar 200 anos. Várias atividades serão organizadas até 2025 para lembrar desse marco e a primeira delas acontece no próxima segunda-feira, dia 24 de julho.

A palestra Breve história das edições do Corpus Iuris Civilis entre os séculos XV e XIX vai trazer a análise de edições raras, algumas delas presentes no acervo, como a da obra fundamental à conformação do Direito moderno de tradição romana e crucial na história da codificação do Direito.

Será proferida pelo professor Bernardo Bissoto Queiroz de Moraes, do Departamento de Direito Civil da FD, com mediação da bibliotecária Maria Lúcia Beffa. O encontro acontece no Auditório Rubino de Oliveira, das 9h às 12h30.

Uma biblioteca bicentenária

A  Biblioteca Pública de São Paulo foi constituída pela união do acervo da Biblioteca do Convento de São Francisco com o da livraria de D. Mateus de Abreu Pereira, posta à venda após seu falecimento e arrematada em praça pela quantia de hum conto, quatrocentos e trinta mil, cento e quarenta réis.

A Biblioteca do Convento de São Francisco, anterior à fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil (11 de Agosto de 1827), era composta em parte pelo legado deixado à Ordem Franciscana pelo Bispo do Funchal, D. Luís Rodrigues Villares.

+ Mais

Independência motivou abertura de primeira biblioteca pública e curso jurídico em São Paulo

Com permissão do Imperador, começou a funcionar no Convento de São Francisco. Criada a Biblioteca Pública, já se considerava o estabelecimento de bases para implantação de uma Faculdade de Direito na Província de São Paulo.

O Auditório Rubino de Oliveira fica no primeiro andar do Prédio Histórico da FD no Largo de São Francisco 95, no Centro, em São Paulo.

.

Por Faculdade de Direito da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.