Museu do Ipiranga conquista prêmio por seu projeto de acessibilidade

O projeto foi contemplado na categoria Inclusão e Diversidade da primeira edição do Prêmio Raymundo Magliano Filho, promovido pelo Instituto Norberto Bobbio

09/03/2023 - Publicado há 1 ano
Cerimônia de premiação do Museu do Ipiranga pelo Instituto Norberto Bobbio – Foto: Divulgação MP

.
O Instituto Norberto Bobbio, instituição sem fins lucrativos que se dedica a ajudar pessoas e instituições a lerem o mundo e compreenderem seus complexos desafios, apresenta neste ano a primeira edição do Prêmio Raymundo Magliano Filho, criado em homenagem ao seu fundador e ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo. O Museu do Ipiranga é um dos vencedores na categoria Inclusão e Diversidade.

A premiação reconhece trabalhos acadêmicos na área do Direito e projetos e instituições com Selos de Reconhecimento que contribuem para democracia e ampliação do diálogo com a sociedade, sendo dedicada a alunos de Direito. São três categorias: Pesquisa de Graduação, Pesquisa de Pós-graduação lato sensu e Pesquisa de Mestrado e Doutorado, sendo que em cada uma delas concorrem três finalistas.

A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no último dia 7 de março, no Salão Nobre do Teatro Faap. Na ocasião também foram concedidos, como homenagem, selos a entidades de imprensa, instituições jurídicas, escritórios de advocacia, docentes e profissionais do Direito por reconhecimento aos esforços e méritos alcançados em: Transparência e Publicidade do Poder; Inclusão e Diversidade; Inovação em Cidadania.

“O instituto busca fortalecer a sociedade civil e aprofundar a experiência democrática por meio da ampliação da participação e da consciência cidadã. Acreditamos que a premiação é uma das formas de incentivar estudantes e pesquisadores da área do Direito a contribuir de forma efetiva para a proteção e ampliação da experiência democrática, das múltiplas dimensões de igualdade e novas formas de cidadania, por meio de seus trabalhos e experiências”, explica César Barreira, coordenador executivo do Instituto Norberto Bobbio.

Ao lado de Levio Scatollini, coordenador geral do INB, César Barreira percorreu 50 universidades em seis Estados, além do Distrito Federal, para divulgar o lançamento do prêmio. A partir de então tiveram início as inscrições, com trabalhos que envolvem pesquisas no campo do Direito que tenham relação com os temas Democracia, Igualdade e Inovação cidadã.

Os premiados levarão valores em dinheiro, além da possibilidade de publicação de um resumo do trabalho na Revista do INB e ampliação da divulgação dos temas além do campo acadêmico.

Museu do Ipiranga

Tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, o Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do País. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade. Passou por obras de restauro, ampliação e modernização e foi reaberto em setembro de 2022.

.

Texto adaptado da Assessoria de Imprensa do Museu do Ipiranga