HC é referência nacional no estudo de doenças raras

Magda Sampaio, do Instituto da Criança, comenta que existem cerca de 8 mil doenças raras diferentes, quase todas incapacitantes

02/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 06/12/2019 as 14:44

Logo da Rádio USP

Dando sequência à série especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade, o Jornal da USP no Ar fala a respeito de estudos e atendimento especializado de doenças raras realizados pelo Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas  (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Ainda há muitas dificuldades no diagnóstico e tratamento dessas doenças. O conjunto complexo de requisitos do sistema de saúde é necessário para apoiar o atendimento dos pacientes. O projeto Linha Rara informa e aconselha pessoas com doenças raras, além de familiares, profissionais e público em geral. A proposta, a primeira Help Line brasileira de atendimento ao doente raro, vem suprindo a carência de informação assertiva e de credibilidade sobre essas doenças.

“Desde a década de 50 o HC se tornou uma referência nacional para o Brasil como um centro que estuda e elucida diagnósticos difíceis mesmo antes de se chamar doenças raras”, afirma Magda Carneiro Sampaio, professora do Departamento de Pediatria da FM e vice-presidente do Conselho Diretor do ICr. Ela comenta que o Instituto da Criança tem um porcentual enorme de pacientes com doenças raras, tanto clínicos como cirúrgicos, “porque normalmente são genéticas, portanto congênitas, e a maior parte delas aparece muito cedo”. Estima-se que mais de 80% são de origem genético-familiar.

Magda explica que as doenças raras são um conceito estatístico. A União Europeia define como uma doença rara numa frequência igual ou menor do que um para dois mil na população. “O nosso Ministério da Saúde adota o critério da Organização Mundial da Saúde, com 65 casos por 100 mil, que dá aproximadamente 1,3 por 2 mil. É aproximadamente isso, um caso a cada dois mil da população.”

E por mais que as doenças sejam raras individualmente, não é incomum encontrar pacientes com alguma delas, pois estima-se que há 8 mil doenças raras diferentes. “Embora essas doenças sejam tantas, o que elas têm em comum? Primeiro, são doenças crônicas, progressivas. Quase todas incapacitantes, muitas acometem o sistema nervoso e levam, por exemplo, à deficiência intelectual e dificuldades motoras”, afirma a vice presidente do Conselho Diretor do ICr.

Um meio muito útil para se informar é o Linha Rara, serviço disponível pelo telefone 0800-006-7868 que fornece, inclusive, encaminhamentos para atendimentos em hospitais universitários. De acordo com Magda, “a proposta do Instituto da Criança é formar uma rede Dora, de Doenças Raras, para facilitar o atendimento. Existem vários hospitais universitários que estão envolvidos no tratamento de doenças raras”.

Para a professora, a grande dificuldade para doenças raras diz respeito à identificação do efeito genético, por conta do baixo número de geneticistas no País. Magda finaliza ressaltando a importância do estudo dessa área, pois “a partir dela é possível esclarecer mecanismos fisiológicos que também servem para entender situações comuns”.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.