Faculdade de Medicina da USP promove “Ato pela paz” e oficializa dia de repúdio à violência

O evento foi organizado para prestar homenagem aos médicos e familiares que foram atingidos na tragédia ocorrida em outubro no Rio de Janeiro

04/12/2023 - Publicado há 7 meses
Ato pela Paz contou com a presença do cantor Gilberto Gil – Foto: Divulgação/FMUSP

.
Um evento realizado no Teatro da Faculdade de Medicina (FM) da USP na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, homenageou os médicos e familiares afetados pelo trágico incidente ocorrido em 5 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro. Durante o Ato pela Paz, a presença do médico Daniel Proença, único sobrevivente do atentado, buscou levar uma mensagem de esperança e resiliência aos 240 convidados presentes. Também foi declarado oficialmente o dia 5 de outubro como a data simbólica do Repúdio e Combate à Violência. Acompanhe como foi o evento neste link.

“Os profissionais da saúde são aqueles que vão receber as pessoas atingidas (pela violência). Nesse caso, nós que somos a linha de frente é que fomos atingidos. Não se pode banalizar a violência. Temos que nos posicionar”, declarou a diretora da FM, Eloisa Bonfá.

Reunindo personalidades dos pilares de ensino, pesquisa e assistência médica do sistema do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, com mais de 2 mil pessoas assistindo simultaneamente on-line, entre colaboradores, médicos, professores, pesquisadores, familiares e amigos, o Ato pela Paz contou com a participação do cantor Gilberto Gil, que ficou responsável pela trilha sonora.

Médico Daniel Proença (segundo da direita para a esquerda), único sobrevivente do atentado, esteve presente no evento – Foto: Divulgação/FMUSP

.
O professor Tarcísio de Barros, diretor-presidente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) da FM, enfatizou em seu discurso a necessidade de reconciliação, respeito à vida e aos direitos humanos: “Em meu nome, e em nome do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, eu falo também em nome do doutor Olavo Pires de Carvalho, chefe do Departamento que trabalhava com o falecido doutor Corsatto, e em nome do Conselho Nacional de Ortopedia e Traumatologia, adicionamos em nosso calendário 5 de outubro como a data oficial da luta contra a violência, da luta pela paz”.

Além da FM e do HC, o evento foi realizado com apoio da Fundação Faculdade de Medicina e Fundação Zerbini.

O Ato pela Paz foi transmitido ao vivo no site oficial da Faculdade de Medicina da USP. Veja o evento na íntegra aqui ou clique no player abaixo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da FMUSP