Um convênio entre o Serviço Municipal Autônomo de Água (Semae) de Piracicaba e a Escola Politécnica (Poli) da USP tornará viável a diminuição de perda de água para 30%. Atualmente esse índice de perda no município é maior que 45%. O professor da Poli, Cícero Couto de Moraes, coordenador do projeto, explica o plano ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.
“É um projeto que vai demandar um ano e meio e vai proporcionar uma grande melhoria para a população”, afirma. A parceria foi firmada através de uma proposta de trabalho aprovada na Câmara Municipal. “O objetivo é analisar alguns problemas que são bastante importantes nessa fase de escassez de água”, comenta o professor.
Além dos aspectos tecnológicos que serão implantados para viabilizar uma operação mais ágil do Semae, também serão feitos diagnósticos no sistema de distribuição e tratamento de água. “A ideia é fazer recomendações, desde trocas completas, até o que é menos importante.” O projeto também contempla um curso de aperfeiçoamento para o corpo técnico da companhia.
A perda de água não será a única parte otimizada. Intervenções nos setores de matéria-prima e energia também serão feitas. “A economia de energia e regulagem dos equipamentos em um processo mais otimizado é fundamental”, afirma Moraes, “então a gente vai ter ganho nas três partes, e isso faz parte da tecnologia que a gente está propondo”.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.