Aprenda sobre o Universo com boletim produzido por alunos da USP

Boletim “Dia e Noite com as Estrelas”, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, ensina astronomia de forma acessível

30/06/2021 - Publicado há 3 anos
Arte sobre foto / DNCE IAG-USP

Será que quando olhamos para o céu estamos observando o passado, por meio das luzes de estrelas que já morreram? Em clima de dia dos namorados, a
oitava edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas fala sobre amor e astronomia, explicando o que tem de mito e verdade nesse clichê romântico. Com destaque para as galáxias, o boletim ainda traz estudo comparativo que indica que a formação da nossa Via Láctea não é tão especial quanto pensávamos, além de uma sessão de hipóteses para um possível fim do Universo, e também as contribuições de Abrahão de Moraes, físico graduado pela USP, para o desenvolvimento da astronomia brasileira.

O boletim é produzido mensalmente por estudantes de graduação e pós-graduação da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. A coordenação é de Ramachrisna Teixeira com colaboração de Roberto Boczko, professores do IAG.

O objetivo do projeto é, de forma instigante e descomplicada, fazer divulgação científica das questões astronômicas atuais, tornando os conhecimentos acessíveis ao público geral sem abrir mão da precisão. Com linguagem didática e bem-humorada, o material pode interessar especialmente a professores do ensino fundamental e médio, que podem utilizá-lo em suas aulas.

A 8ª edição do Dia e Noite com as Estrelas, disponível neste link, traz ainda as novidades no experimento do “Sol artificial” chinês, um retrato dos astros no céu de junho e julho, e curiosidades sobre gravidade e o efeito maré na Terra e em outros corpos.

Você pode acessar todas as edições do boletim no site do IAG. É possível se cadastrar para recebê-las por e-mail ou WhatsApp, basta enviar uma mensagem para contatodncestrelas@gmail.com. Mais informações no Facebook, Instagram ou Twitter do Dia e Noite com as Estrelas.

Confira o vídeo de apresentação do boletim: