Sucesso na internet, “Cientirinhas” viram livro para rir, aprender e ensinar

A obra do quadrinista Marco Merlin une humor e divulgação científica em tirinhas

 08/06/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Divulgação

 

As redes sociais estão tomadas por vídeos de pessoas dançando, gatinhos fazendo trapalhadas, pessoas dando opiniões e produzindo memes. Como fazer com que um conteúdo científico chamasse mais atenção no meio disso tudo? Foi com o objetivo de resolver esse desafio que o quadrinista Marco Merlin, em parceria com o podcast Dragões de Garagem, criou em 2016 as Cientirinhas. “A ideia era usar o humor como isca e criar tirinhas com conteúdo científico para atrair mais ouvintes ao podcast. O lema – ‘venha pela piada, fique pela ciência’ – resume bem o espírito da coisa”, ressalta Marco Merlin.

Uma das tirinhas do projeto – Foto: Quadrinhorama

Mais de 200 tirinhas foram publicadas desde o lançamento das Cientirinhas. Várias delas foram utilizadas em livros didáticos e vestibulares. Algumas fizeram tanto sucesso que rodaram o mundo, sendo traduzidas de maneira espontânea para mais de 14 idiomas.

“O conhecimento científico à primeira vista parece uma coisa carrancuda, superséria. As Cientirinhas provam que não é bem assim. Dá pra fazer muita piada e – o que eu acho mais fascinante – para entendê-las, você precisa ter estudado um pouco. No fim das contas, o sorriso que surge nos lábios ao final de cada tirinha traz dois prazeres: o da piada em si e o fato de ter entendido”, comenta Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo. E agora, as melhores Cientirinhas viraram um livro que você poderá ler e reler sempre que quiser passar um tempo e aprender.

“Se tem algo que move cientistas é o interesse em descobrir e compartilhar como o mundo funciona. Essas são afinidades que estão disponíveis aqui para todo mundo. Marco Merlin põe seu talento, conhecimento e um humor bem refinado nas Cientirinhas”, comenta Atila Iamarino, divulgador científico e apresentador do canal Nerdologia.

“O livro das Cientirinhas é uma grande conquista para nós que sempre tivemos como objetivo divulgar a ciência de forma interessante e divertida”, afirma Luciano Queiroz, fundador do Dragões de Garagem. “Também é importante ressaltar que o livro das Cientirinhas pode ser utilizado em sala de aula por professores de diferentes séries e disciplinas, trazendo o lúdico, a narrativa e a linguagem não verbal para educação de crianças, jovens e adultos”, conclui Marco Merlin.

O lançamento oficial do livro Cientirinhas acontecerá por meio de uma live no canal do Dragões de Garagem no YouTube, no dia 17 de junho de 2021, às 19h. Ela será apresentada pela quadrinista Aline Lemos e contará com a participação especial de Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo.

Serviço

Lançamento do livro Cientirinhas, de Marco Merlin, com a participação especial de Iberê Thenório, do Manual do Mundo
Local: Live no canal do Dragões de Garagem no YouTube: http://bit.ly/livroCientirinhas
Data: 17 de junho de 2021
Horário: 19h00
Valor: R$ 65,00
Locais de venda: Amazon, Martins Fontes e site da Miguilim
Livros autografados pelo autor poderão ser comprados no site da Editora Miguilim
Capa comum: 180 páginas
ISBN-10 : 8574422274
ISBN-13 : 978-8574422275
Editora: Miguilim

Mais informações: marcomerlin@gmail.com, luciano@dragoesdegaragem.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.